Quem somos

Missão

Alertar, educar e sensibilizar a população a respeito do câncer de mama por meio de ações inovadoras, para quebrar mitos e estimular a prevenção primária e secundária por meio da mudança de hábitos e acesso ao diagnóstico precoce e eficiente.

Fundado em 2005 por Monica Serra, o Instituto Se Toque é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP (D.O.U 09/02/2010), que atua na promoção da saúde por meio da educação, com foco no câncer de mama.

Com o aumento da expectativa de vida, os fatores ambientais e a adoção de hábitos nocivos para a saúde, o número de casos de câncer tem aumentado assustadoramente em todo o mundo. E o câncer de mama não é exceção.

Por isso o Instituto busca desenvolver estratégias e metodologias com o objetivo de contribuir para a redução na incidência e mortalidade pela doença, por meio de ações de educação em saúde.

Nossos projetos são destinados a crianças, adolescentes e adultos. Você deve estar se perguntando: “Mas por que falar de câncer com crianças?” Entendemos que os cuidados com a saúde devem começar desde cedo, por isso desenvolvemos uma metodologia adequada a cada público-alvo (saiba mais em Nossos Projetos).

Falar com os mais jovens é investir para que a próxima geração seja mais consciente, que tenha mais respeito com seu próprio corpo. É também aproveitar a oportunidade de formar multiplicadores, capazes de incentivar a mudança de hábitos dentro de sua própria família.

Já com os adultos é essencial desconstruir mitos. E talvez o mito da morte por câncer seja o maior deles. As mulheres são convidadas a participar ativamente dessa descoberta, precisam ser ouvidas, porque só despidas de seus medos é que elas se sentirão seguras e encorajadas a repensar seus hábitos e buscar pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.